SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número91Concepções de estudantes universitários brasileiros sobre os fatores e as funções da aprendizagemO Pisa e o custo da repetência no Fundeb índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LIMA, Mônica; COUTINHO, Denise; ANDRADE, Jhonata  e  LOPEZ, Fabio Nieto. Trajetórias acadêmicas de estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares e do curso de Psicologia: análise de históricos escolares. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.91, pp.395-423. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000200007.

Analisam-se os históricos escolares de 31 egressos dos Bacharelados Interdisciplinares na transição para o curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, nos anos de 2012 e 2013, em comparação com os históricos escolares de 95 estudantes ingressantes neste curso diretamente pelo vestibular, nos mesmos anos. A comparação entre os dois grupos foi realizada considerando o aproveitamento de componentes curriculares nos três primeiros semestres do curso de Bacharelado Interdisciplinar, tendo o estudante cursado ou não uma Área de Concentração, e seus coeficientes de rendimento. Os egressos do Bacharelado Interdisciplinar acompanharam satisfatoriamente os componentes, sem diferença significativa em relação às médias de aprovação (notas) entre os grupos. Um egresso do Bacharelado Interdisciplinar pode concluir seu curso de Psicologia, cuja duração mínima é de cinco anos, cumprindo mais três ou quatro anos, com a vantagem de ter feito uma escolha amadurecida e consciente dentro da universidade.

Palavras-chave : Bacharelado Interdisciplinar; Formação em Psicologia; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )