SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue92Validity of academic motivation scale for the Brazilian higher education students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

BARTHOLO, Tiago Lisboa  and  COSTA, Marcio da. Evidências do impacto da composição social das escolas no desempenho dos alunos na rede pública do Rio de Janeiro. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.92, pp.498-521. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300001.

O artigo testa a plausabilidade da teoria do “efeito mistura” ou da composição social das escolas no desempenho dos alunos. Discute também a implementação dos sistemas federal e municipais de avaliação externa e como influenciaram o debate educacional e ajudaram a formulação de novas políticas públicas. O estudo utiliza duas bases de dados principais disponibilizadas pela secretaria municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro: a) Prova Rio – avaliação externa que permite acompanhamento longitudinal dos alunos; b) Base Cadastro de Alunos – possui informações sobre o perfil das famílias de todos os alunos matriculados na rede pública. Evidências iniciais de diferentes modelos analíticos sugerem a plausabilidade da teoria do “efeito mistura”. Os dados corroboram a hipótese que pelo menos parte do que hoje é interpretado como um “efeito escola” poderia ser explicado pela composição social das escolas.

Keywords : Avaliação educacional; Segregação escolar; Efeito mistura.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )