SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número92Validação da Escala de Motivação Acadêmica em universitários brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BARTHOLO, Tiago Lisboa  e  COSTA, Marcio da. Evidências do impacto da composição social das escolas no desempenho dos alunos na rede pública do Rio de Janeiro. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.92, pp.498-521. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300001.

O artigo testa a plausabilidade da teoria do “efeito mistura” ou da composição social das escolas no desempenho dos alunos. Discute também a implementação dos sistemas federal e municipais de avaliação externa e como influenciaram o debate educacional e ajudaram a formulação de novas políticas públicas. O estudo utiliza duas bases de dados principais disponibilizadas pela secretaria municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro: a) Prova Rio – avaliação externa que permite acompanhamento longitudinal dos alunos; b) Base Cadastro de Alunos – possui informações sobre o perfil das famílias de todos os alunos matriculados na rede pública. Evidências iniciais de diferentes modelos analíticos sugerem a plausabilidade da teoria do “efeito mistura”. Os dados corroboram a hipótese que pelo menos parte do que hoje é interpretado como um “efeito escola” poderia ser explicado pela composição social das escolas.

Palavras-chave : Avaliação educacional; Segregação escolar; Efeito mistura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )