SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número92Evidencia del efecto de la composición de las escuelas públicas de Río de JaneiroRacionalidad y gerencialismo en la política educativa de São Paulo desde 1995 hasta 2014: más allá de las coyunturas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

DAVOGLIO, Tárcia Rita; SANTOS, Bettina Steren dos  y  LETTNIN, Carla da Conceição. Validação da Escala de Motivação Acadêmica em universitários brasileiros. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.92, pp.522-545. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300002.

A avaliação dos processos motivacionais relacionados à aprendizagem, permanência e abandono estudantil na Educação Superior tem despertado interesse acadêmico e demandas por instrumentos padronizados. Este estudo objetivou apresentar evidências de validade psicométrica para a Escala de Motivação Acadêmica (EMA) em amostra de 715 estudantes universitários sul-brasileiros. Os resultados corroboram a validade transcultural da escala, apresentando bons índices de consistência interna e análise fatorial confirmatória coerente com o modelo estrutural de sete fatores. Embora sejam sugeridos alguns ajustes semânticos, a versão brasileira da EMA mostrou-se uma medida confiável e válida para avaliar o construto da motivação relacionada à formação universitária, revelando predomínio de motivação autodeterminada nos estudantes pesquisados. Resultados obtidos a partir da EMA podem ser relevantes para o planejamento pedagógico e políticas voltadas à conclusão dos estudos universitários.

Palabras clave : Educação Superior; Motivação acadêmica; Avaliação; Estudantes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )