SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número92Evidências do impacto da composição social das escolas no desempenho dos alunos na rede pública do Rio de JaneiroRacionalidade e gerencialismo na política educacional paulista de 1995 a 2014: muito além das conjunturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

DAVOGLIO, Tárcia Rita; SANTOS, Bettina Steren dos  e  LETTNIN, Carla da Conceição. Validação da Escala de Motivação Acadêmica em universitários brasileiros. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.92, pp.522-545. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300002.

A avaliação dos processos motivacionais relacionados à aprendizagem, permanência e abandono estudantil na Educação Superior tem despertado interesse acadêmico e demandas por instrumentos padronizados. Este estudo objetivou apresentar evidências de validade psicométrica para a Escala de Motivação Acadêmica (EMA) em amostra de 715 estudantes universitários sul-brasileiros. Os resultados corroboram a validade transcultural da escala, apresentando bons índices de consistência interna e análise fatorial confirmatória coerente com o modelo estrutural de sete fatores. Embora sejam sugeridos alguns ajustes semânticos, a versão brasileira da EMA mostrou-se uma medida confiável e válida para avaliar o construto da motivação relacionada à formação universitária, revelando predomínio de motivação autodeterminada nos estudantes pesquisados. Resultados obtidos a partir da EMA podem ser relevantes para o planejamento pedagógico e políticas voltadas à conclusão dos estudos universitários.

Palavras-chave : Educação Superior; Motivação acadêmica; Avaliação; Estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )