SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue92Validity of academic motivation scale for the Brazilian higher education studentsDialogical pedagogy for higher education democratization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

RAMOS, Géssica Priscila. Racionalidade e gerencialismo na política educacional paulista de 1995 a 2014: muito além das conjunturas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.92, pp.546-578. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300003.

Este artigo objetiva apresentar o modelo de gestão que embasa a política educacional paulista de 1995 a 2014, reconstruindo, para tanto, a lógica que sustenta e entrelaça os principais programas, projetos e ações implementados no período. A partir de análise bibliográfica e documental, verificou-se que, nesse período, os eixos racionalização organizacional, mudança nos padrões de gestão e melhoria na qualidade do ensino, mantiveram-se como base da reforma educacional no Estado. Sob essa configuração, o material analisado revela que tal processo sustenta-se num modelo gerencialista e de racionamento da educação e, por conseguinte, da própria qualidade do ensino.

Keywords : Política educacional paulista; Gestão educacional; Qualidade de ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )