SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número92Racionalidade e gerencialismo na política educacional paulista de 1995 a 2014: muito além das conjunturasDez escolas, dois padrões de qualidade. Uma pesquisa em dez escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Ceará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

VASCONCELOS, Ivar César Oliveira de  e  GOMES, Candido Alberto. Pedagogia dialógica para democratizar a educação superior. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.92, pp.579-608. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300004.

A expansão da educação superior, abrangendo estudantes mais diversos do ponto de vista sociocultural implica necessariamente a sua democratização? Esta pesquisa questiona a aparente neutralidade das instituições educacionais, indagando se esta reproduz as relações sociais e o poder dominante. Para isso, investigou-se a interação entre as experiências sociais de jovens estudantes e de professores universitários, buscando atualizar o conceito de pedagogia dialógica. Um estudo de casos múltiplos, envolvendo duas licenciaturas, evidenciou, dentre outros, a valorização da amizade, criatividade e respeito, bem como a preocupação de todos com o desinteresse de estudantes pelo curso. Elaborou-se uma hipótese, com três eixos fundamentais das interações sociais de estudantes e professores: as tendências de culpar o outro pelo insucesso educacional e de cultivar relações autoritárias, bem como a negação da capacidade crítica dos indivíduos.

Palavras-chave : Educação superior; Democratização; Inclusão social; Pedagogia dialógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )