SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue92Ten schools, two quality standards. A research on ten public high schools in the state of Ceará, BrazilEvaluation and human rights educational policies: contradictions between regulation and emancipation in basic education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

SANTOS, Leonor. A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.92, pp.637-669. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300006.

A avaliação somativa das aprendizagens dos alunos é, em muitos países, um imperativo. A avaliação formativa, embora recomendada pelos documentos curriculares e pela investigação, acontece de forma esporádica na sala de aula. A articulação entre estas duas modalidades de avaliação é, nos dias de hoje, ainda pouco estudada. O propósito deste artigo é o de problematizar e discutir respostas conducentes a uma possível articulação. Recorrerei à educação matemática para ilustrar certas situações de prática. A partir destas e da reflexão sobre os aportes teóricos usados, proporei um conjunto de princípios orientadores que nortearão a articulação entre a avaliação somativa e formativa, aqui entendida como um processo em complementaridade, em relação, e não em simultaneidade.

Keywords : Avaliação somativa; Avaliação formativa; Articulação; Aprendizagens matemáticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )