SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número92Diez escuelas, dos modelos de calidad. Una investigación en diez escuelas públicas de enseñanza media en el Estado de CearáPolíticas de evaluación y educación en derechos humanos: las contradicciones entre regulación y emancipación en la educación básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SANTOS, Leonor. A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.92, pp.637-669. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300006.

A avaliação somativa das aprendizagens dos alunos é, em muitos países, um imperativo. A avaliação formativa, embora recomendada pelos documentos curriculares e pela investigação, acontece de forma esporádica na sala de aula. A articulação entre estas duas modalidades de avaliação é, nos dias de hoje, ainda pouco estudada. O propósito deste artigo é o de problematizar e discutir respostas conducentes a uma possível articulação. Recorrerei à educação matemática para ilustrar certas situações de prática. A partir destas e da reflexão sobre os aportes teóricos usados, proporei um conjunto de princípios orientadores que nortearão a articulação entre a avaliação somativa e formativa, aqui entendida como um processo em complementaridade, em relação, e não em simultaneidade.

Palabras clave : Avaliação somativa; Avaliação formativa; Articulação; Aprendizagens matemáticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )