SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número92Políticas de avaliação e de educação em direitos humanos: as contradições entre regulação e emancipação na educação básicaEducação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

PAULINO, Verônica Belfi Roncetti  e  COCO, Valdete. Políticas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.92, pp.697-718. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300008.

Este artigo, decorrente de pesquisa de mestrado, aborda as políticas públicas no campo da Educação Infantil (EI) focalizando a constituição da docência na perspectiva da afirmação da indissociabilidade do educar e cuidar. Discute a questão da presença de diferentes grupos de profissionais docentes atuando com o mesmo grupo de crianças. Sustenta-se no desenvolvimento de pesquisa de abordagem qualitativa de orientação sócio-histórica, com procedimentos metodológicos de observação participante e entrevistas. Os dados sinalizam, no bojo das políticas públicas educacionais, que a constituição da docência na EI interage com um repertório hierárquico oficial composto de aspectos referentes à formação requisitada, atribuições demandadas e delineamento das carreiras, com suas políticas de reconhecimento e valorização, enfraquecendo a perspectiva da indissociabilidade do educar e cuidar nesse campo.

Palavras-chave : Educação infantil; Profissionais docentes; Políticas públicas educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )