SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número92Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

JIMENEZ, Rafael González-Palencia  e  FERNANDEZ, Carmen Jiménez. A exclusão de gênero na educação tecnológica. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.92, pp.743-771. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-403620160003000010.

Os dados do sistema educativo e os da área empresarial indicam que a presença feminina nos estudos e profissões relacionadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) continua a ser minoritária. Além disso, assinalam que, no paradigma tecnológico imperante, os homens criam e gerem a inovação digital e as mulheres são utilizadoras dessas inovações, persistindo o risco de aumentar a exclusão de gênero, pois, na sociedade digital, as TIC sustentam a comunicação, a ciência, a cultura, a economia e a inovação, de maneira ubíqua e a nível planetário.

A hipótese da socialização diferencial dos gêneros goza de plausibilidade científica como explicação do menor interesse das mulheres nesta área do saber desde idades precoces. Este estudo analisa as barreiras de gênero na educação tecnológica, as sinergias que as sustentam e o papel da educação para que mulheres e homens sejam responsavelmente agentes ativos da arquitetura e desenvolvimento das TIC.

Palavras-chave : Educação digital; Sociedade tecnológica e gênero; Exclusão digital de gênero; Interesse e capacidade; Inovação educativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )