SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número93Itinerários de escolarização e mediações subjacentes: a experiência de discentes beneficiários do Prouni índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CERDEIRA, Luisa; CABRITO, Belmiro; MACHADO-TAYLOR, Maria Lourdes  e  PATROCINIO, Tomás. Transferência de investimento na educação com base no custo livre: alguns dados de Portugal, Espanha, Grécia e Itália. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.93, pp.777-803. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400001.

Durante décadas, a educação tem sido perspectivada como um instrumento de mobilidade social e, também, como uma ferramenta ao serviço do crescimento econômico e do desenvolvimento social. Ao longo dos últimos anos tem vindo a assistir-se a um movimento de diplomados altamente qualificados dos países periféricos do sul da Europa para os países mais desenvolvidos da UE e da OCDE. Neste artigo, analisamos a realidade de quatro países: Portugal, Espanha, Grécia e Itália. A fim de analisar o impacto socioeconómico desta fuga de cérebros, será introduzida uma estimativa utilizando as estatísticas da OCDE (2014) relativas aos custos públicos e privados para educar um aluno desde a escola primária até a conclusão do Ensino Superior. Apesar das diferenças entre as experiências destes países, não há dúvida de que estes países têm vindo a “oferecer” trabalhadores altamente qualificados gratuitamente ou numa base de custo zero aos países “importadores”.

Palavras-chave : Despesas públicas e privadas de educação; Ensino superior; Emigração altamente qualificada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )