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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

MONGIM, Andrea Bayerl. Itinerários de escolarização e mediações subjacentes: a experiência de discentes beneficiários do Prouni. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.93, pp.804-823. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400002.

Neste artigo analiso itinerários sociais de estudantes oriundos de famílias consideradas de classes populares e beneficiários do Prouni. Discuto o processo de constituição de significados e de incorporação prática de princípios que concorreram para construção e objetivação do projeto de aquisição do título universitário. Tal projeto é construído de forma não naturalizada, efetivando-se pela interação com agentes mediadores, posicionados em quadros institucionais que ultrapassam os limites da família nuclear. A mediação formal-legal dos agentes do Prouni apresenta-se como fundamental. Todavia, o processo de permanência e conclusão do curso é marcado por muitos dilemas, tanto nas formas de relacionamento com a alteridade como nas de ordem financeira. A conclusão do curso superior representa a possibilidade de exercer profissão melhor remunerada e valorizada, e de incluir-se em grupo de maior prestígio e status.

Palabras clave : Prouni; Título universitário; Mediação social.

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