SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número93Itinerarios de escolarización y mediaciones subyacentes: la experiencia de los beneficiarios del prouniEl conocimiento tecnológico de los profesores de Matemáticas sobre la pizarra interactiva según las políticas públicas de formación continua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de  y  WALDHELM, Andrea Paula Souza. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.93, pp.824-844. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400003.

Utilizando-se dos dados da Prova Brasil-2013, o estudo, de natureza quantitativa, tem como proposta verificar a possível relação existente entre a liderança do diretor e o clima escolar (capturados pela percepção dos professores) com o desempenho dos alunos das escolas municipais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro. Toma-se, como referencial teórico, os estudos sobre eficácia escolar, especialmente Sammons e Alves e Franco. O trabalho envolveu uma análise descritiva dos dados, a criação dos Índices Médios de Liderança e Colaboração Docente (IMLD e IMCE) e, por fim, uma regressão linear buscando relacionar os índices criados ao desempenho dos alunos do 5º ano, mensurado pela média em Matemática. Foi possível verificar que, quando controlado o nível socioeconômico dos alunos, fatores escolares como a liderança do diretor e o clima escolar podem impactar positivamente os resultados dos alunos.

Palabras clave : Gestão escolar; Liderança; Clima escolar; Eficácia da escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )