SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número93Itinerários de escolarização e mediações subjacentes: a experiência de discentes beneficiários do ProuniConhecimento tecnológico dos professores de Matemática sobre quadros interativos segundo as políticas públicas de formação contínua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de  e  WALDHELM, Andrea Paula Souza. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.93, pp.824-844. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400003.

Utilizando-se dos dados da Prova Brasil-2013, o estudo, de natureza quantitativa, tem como proposta verificar a possível relação existente entre a liderança do diretor e o clima escolar (capturados pela percepção dos professores) com o desempenho dos alunos das escolas municipais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro. Toma-se, como referencial teórico, os estudos sobre eficácia escolar, especialmente Sammons e Alves e Franco. O trabalho envolveu uma análise descritiva dos dados, a criação dos Índices Médios de Liderança e Colaboração Docente (IMLD e IMCE) e, por fim, uma regressão linear buscando relacionar os índices criados ao desempenho dos alunos do 5º ano, mensurado pela média em Matemática. Foi possível verificar que, quando controlado o nível socioeconômico dos alunos, fatores escolares como a liderança do diretor e o clima escolar podem impactar positivamente os resultados dos alunos.

Palavras-chave : Gestão escolar; Liderança; Clima escolar; Eficácia da escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )