SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número93Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiência auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SAMPAIO, Patricia Alexandra da Silva Ribeiro. Conhecimento tecnológico dos professores de Matemática sobre quadros interativos segundo as políticas públicas de formação contínua. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.93, pp.845-865. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400004.

O Plano Tecnológico da Educação foi o maior programa de modernização tecnológica das escolas portuguesas e era composto por três eixos: Tecnologia, Conteúdos e Formação. Apresenta-se um estudo sobre o impacto destas políticas públicas nas práticas dos docentes sobre o uso de quadros interativos (QI). Aplicou-se um questionário a 453 docentes de Matemática de Portugal e concluiu-se que estes consideram que possuem um nível bom em TIC, usam-nas com frequência nas aulas, consideram ser detentores de conhecimento tecnológico sobre QI, mas ainda é visível uma dispersão de uso. Os docentes sentem maior necessidade de aperfeiçoamento da capacidade de usar os QI para proporcionar aos alunos diferentes oportunidades de aprendizagem e praticar Matemática. A frequência em formação contínua no âmbito destas políticas trouxe melhorias significativas no conhecimento tecnológico dos docentes sobre esta ferramenta, mas ainda há um longo caminho a percorrer para o desenvolvimento do TPACK Matemático.

Palavras-chave : Quadro interativo; TPACK matemático; Formação contínua; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )