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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

GONCALVES, Wellington; GONCALVES, Verana Maria Fornaciari  e  FIRME, Lilian Pittol. Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiência auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.93, pp.866-889. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400005.

Este trabalho apresenta um diagnóstico da formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiência auditiva. O estudo proposto tem por objetivo identificar a atual situação de formação e capacitação dos docentes do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) em relação a inclusão dos discentes com deficiência auditiva em sala de aula regular. Trata-se de um estudo de caso no qual os dados principais foram coletados junto aos docentes da instituição. O estudo proposto foi realizado em quatro campi do IFES. Os resultados indicaram a necessidade da realização de um planejamento pedagógico voltado à formação docente, no qual envolva o indivíduo, a família, o docente e a instituição. Ao realizar uma devolutiva em forma de relatório junto aos entrevistados e gestores dos campi, os resultados alcançados foram considerados satisfatórios, atingindo desta forma aos objetivos propostos. Adicionalmente, este trabalho deverá contribuir para a construção do conhecimento no que tange à inclusão de pessoas com deficiência auditiva. Os resultados podem ser adaptados à realidade de diferentes situações, regiões e localidades que identificarem a necessidade de capacitação docente, tendo como visão a inclusão de alunos com deficiência auditiva, respeitando os princípios dos pilares éticos, sociais e normativos de cada realidade. Sendo necessário que a escola encontre alternativas práticas, construídas e dialogadas para incluir efetivamente.

Palavras-chave : Inclusão escolar; Formação e capacitação docente; Deficiência auditiva.

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