SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue93Training of teachers for working with students with hearing impairment: a study at the Federal Institute of Espírito Santo – IFESFrom Text to Context: Programa Ensino Médio Inovador (Innovative High School Program) on the Move author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

FERNANDES, Gilberto Pereira; GONCALVES, Paulo  and  AMORIM, Antonio. Gestão de recursos tecnológicos em colégios estaduais baianos: as múltiplas possibilidades de ação pedagógica na EJA. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.93, pp.890-909. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400006.

O artigo tem como objetivo conhecer as ferramentas tecnológicas disponíveis, em seis escolas públicas do Estado da Bahia, tomando como referência os municípios de Eunápolis e Lauro de Freitas. A partir de uma pesquisa qualiquantitativa e de incursões bibliográficas, elaborou-se um questionário online que foi respondido pelos gestores escolares, abordando questões, como: quantidade, qualidade, acesso e utilização por professores e alunos, de recursos tecnológicos computacionais e midiáticos, em contexto de ensino/aprendizagem. Os resultados obtidos apontam para uma série de contradições no uso dos equipamentos tecnológicos nas escolas, exigindo uma redefinição do Programa.

Keywords : Ação pedagógica; Gestão escolar; Recursos tecnológicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )