SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número93Gestión de recursos tecnológicos en las escuelas del estado de Bahía: las múltiples posibilidades de acción pedagógica en la EJAGobernanza: Conceptos y Emergencia en la Educación Brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SILVA, Monica Ribeiro da  y  JAKIMIU, Vanessa Campos de Lara. Do texto ao contexto: o Programa Ensino Médio Inovador em movimento. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.93, pp.910-938. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400007.

O objetivo do artigo é analisar uma política educacional a partir da produção de seus textos de referência. Utiliza-se para esse fim a elaboração teórica de S. Ball em torno da Abordagem do Ciclo de Políticas. Toma-se uma política educacional recente, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), haja vista o conjunto de documentos produzidos em curto espaço de tempo, bem como as intenções do Programa de induzir a mudanças na organização curricular das escolas de Ensino Médio. A análise sinaliza para a hipótese de que as alterações nos documentos são, ao menos em parte, resultantes de um processo de acomodação entre o que é prescrito pelo órgão de governo e as condições de realização do Programa, bem como pela amplitude do universo de interlocutores envolvidos.

Palabras clave : Política educacional; Ensino médio; Programa ensino médio inovador; Abordagem do ciclo de políticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )