SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue93From Text to Context: Programa Ensino Médio Inovador (Innovative High School Program) on the MovePolicy and change in education: the ase of basic competences in Spain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

SANTOS, Aline Veiga dos; BRAGA, Isabela Cristina Marins; GUIMARAES-IOSIF, Ranilce  and  ZARDO, Sinara Pollom. Governança: Conceitos e Emergência na Educação Brasileira. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.93, pp.939-967. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400008.

O texto problematiza a polissemia das concepções do termo governança em diferentes áreas do conhecimento, com destaque para a Educação. Em seguida, discorre sobre o estado da arte da governança na área de Educação, a partir de uma revisão bibliográfica analítico-descritiva fundamentada na análise de conteúdo. O artigo analisa a governança na literatura especializada, a partir do levantamento das produções acadêmicas e científicas registradas nas bases Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período compreendido entre 2004 a 2015. Os resultados apontam que o termo governança tem sido cada vez mais usado nas discussões acerca das mudanças no papel do Estado e nas fases das políticas públicas educacionais, por força das parcerias público-privadas. Todavia, evidencia-se a necessidade de ampliar o debate sobre a governança educacional na academia brasileira, tendo em vista o número reduzido de pesquisas identificadas.

Keywords : Governança; Governança educacional; Pesquisa em educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )