SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número93Do texto ao contexto: o Programa Ensino Médio Inovador em movimentoPolítica e mudança em educação: o caso das competências básicas em Espanha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SANTOS, Aline Veiga dos; BRAGA, Isabela Cristina Marins; GUIMARAES-IOSIF, Ranilce  e  ZARDO, Sinara Pollom. Governança: Conceitos e Emergência na Educação Brasileira. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.93, pp.939-967. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400008.

O texto problematiza a polissemia das concepções do termo governança em diferentes áreas do conhecimento, com destaque para a Educação. Em seguida, discorre sobre o estado da arte da governança na área de Educação, a partir de uma revisão bibliográfica analítico-descritiva fundamentada na análise de conteúdo. O artigo analisa a governança na literatura especializada, a partir do levantamento das produções acadêmicas e científicas registradas nas bases Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período compreendido entre 2004 a 2015. Os resultados apontam que o termo governança tem sido cada vez mais usado nas discussões acerca das mudanças no papel do Estado e nas fases das políticas públicas educacionais, por força das parcerias público-privadas. Todavia, evidencia-se a necessidade de ampliar o debate sobre a governança educacional na academia brasileira, tendo em vista o número reduzido de pesquisas identificadas.

Palavras-chave : Governança; Governança educacional; Pesquisa em educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )