SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número93Governança: Conceitos e Emergência na Educação BrasileiraBullying e formação de professores: contributos para um diagnóstico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

MONARCA, Héctor; SIMON, Cecilia; RAPPOPORT, Soledad  e  ECHEITA, Gerardo. Política e mudança em educação: o caso das competências básicas em Espanha. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.93, pp.968-989. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400009.

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação cujo objetivo foi analisar a forma como as políticas públicas produzem ou não mudanças nos âmbitos da realidade social a que se destinam. Aborda, especificamente, a mudança normativa que regulamentou a implementação da abordagem pedagógica das competências em Espanha. Assume-se uma concepção processual das políticas, estudadas aqui a partir da perspectiva de diversos atores do nível micro. Aplicou-se uma metodologia qualitativa, realizando um estudo de casos múltiplos em escolas de educação básica e secundária de três comunidades autônomas diferentes. Os resultados mostram uma diferença considerável entre as pretensões normativas e o que realmente sucedeu dentro das salas de aula das escolas. As conclusões sugerem a necessidade de uma reflexão sobre a forma como se concebem e desenvolvem as políticas públicas.

Palavras-chave : Política educativa; Mudança educativa; Competências básicas; Reformas educativas; Estudo de casos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )