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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

VENTURA, Alexandre; VICO, Beatriz Pedrosa  y  VENTURA, Rosângela. Bullying e formação de professores: contributos para um diagnóstico. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.93, pp.990-1012. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-403620160004000010.

Este estudo propôs-se averiguar a relação entre teoria e práticas dentre os cursos de formação de docentes de 10 universidades públicas da Península Ibérica e as diretrizes do Espaço Europeu de Educação Superior que determinam que as Universidades assegurem uma formação ajustada às reais necessidades das sociedades europeias. Assim, esta pesquisa expõe os resultados da nossa busca pelo vocábulo bullying nas grades dos cursos de formação docente da nossa amostra. Após análise documental, constatamos que a palavra bullying nem sequer aparece na grande maioria dos quase 1.300 programas de disciplinas a que tivemos acesso. Em resultado, propomos nas conclusões deste estudo algumas reflexões. Designadamente, a necessidade de uma concertação estratégica entre os temas candentes da atualidade, as políticas públicas e a ação das instituições universitárias de formação de docentes. De modo particular, no que refere o preparo dos futuros professores para a prevenção e o combate ao bullying.

Palabras clave : Bullying; Cyberbullying; Política educativa; Currículo; Formação de professores.

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