SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número94La autoeficacia de los docentes para implementar prácticas inclusivas: aportes para una reflexión sobre la inclusión educativaModelos de valor agregado para medir la eficacia de las escuelas Geres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

CANCINO, Víctor Cancino  y  MONRROY, Leonardo Vera. Politicas educacionais de reforço da liderança diretiva: desafios para o Chile em uma análise comparativa com os países da OCDE. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.94, pp.26-58. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017000100002.

Na última década, para muitos países a gestão escolar e a liderança educacional tornaram-se prioridade para as políticas públicas. Vários fatores explicam a importância atribuída a esta função, destacando as expectativas mais elevadas das famílias, exigências de responsabilização por resultados educacionais, novas tendências na prestação de serviços e evidências de pesquisas sobre a influência da qualidade dos processos de gestão e liderança na eficácia da escola. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) destaca a importância da liderança educacional, analisando a situação atual e as tendências nos países membros, e identificando os fatores-chave para o seu desenvolvimento. O artigo compara as políticas mais recentemente implementadas no Chile, nesta área, contrastando com as experiências dos países da OCDE, onde são sugeridas propostas de desenho para uma política pública sustentável.

Palabras clave : Direção escolar; Liderança educativa; Políticas de gestão educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )