SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número94Modelos de valor agregado para medir la eficacia de las escuelas GeresEfectividad de la enseñanza de las matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

GOMES, Candido Alberto  y  PALAZZO, Janete. Fatores de atratividade e rejeição da carreira do magistério: uma análise a partir de estudantes e egressos de licenciatura. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.94, pp.90-113. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017000100004.

O presente artigo relata parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar fatores de atratividade e rejeição da carreira docente por parte de uma coorte de alunos ingressantes, concluintes e egressos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática de uma instituição privada de ensino superior no Distrito Federal. Para tanto, foram aplicados questionários e conduzidos grupos focais e entrevistas individuais. Os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo. Os resultados revelam que grande parte dos fatores de atração do magistério foram os intrínsecos à profissão (gratificação emocional, aprendizagem recíproca), enquanto os fatores de rejeição foram majoritariamente extrínsecos a ela, tais como recompensas financeiras, valorização social, carga de trabalho, violências escolares, mal-estar, entre outros. O trabalho conclui que o magistério, apesar de oferecer baixos salários, é uma carreira atrativa aos candidatos menos aquinhoados social, econômica e culturalmente.

Palabras clave : Educação superior; Magistério; Escolha profissional; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )