SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue95The Open University of Brazil and the democratization of public higher educationPrograma educacional especializado para capacitação e inclusão no trabalho de pessoas com deficiência intelectualInclusion of people with intellectual disabilities in laboral activities: a work customization program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

FELICETTI, Vera Lucia  and  CABRERA, Alberto F.. Percurso na educação superior: o ProUni em foco. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.95, pp.308-329.  Epub Jan 23, 2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501056.

O percurso na Educação Superior e o Programa Universidade para Todos (ProUni) correspondem a temática deste artigo. A questão de pesquisa foi: Em que medida alguns fatores experienciados durante a universidade foram dificuldades no percurso acadêmico entre egressos ProUni e não ProUni? A abordagem foi quantitativa com objetivo explicativo. Foi usada estatística descritiva e de inferência na análise dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram 197 egressos da Educação Superior de uma Instituição Comunitária do Sul do Brasil que ingressaram em 2005, dos quais 57 eram bolsistas ProUni e 140 não bolsistas ProUni. Os resultados indicam que o maior percentual de egressos que trabalharam durante a graduação foi de não bolsistas. O T-test foi realizado após a criação das escalas para os fatores externos (p = 0,19) e internos (p = 0,66), indicando que em ambos os fatores não houve diferença estatisticamente significativa entre ter sido bolsista ProUni ou não e as dificuldades apresentadas no percurso acadêmico. Os resultados sinalizam a necessidade de estudos envolvendo o conjunto de egressos da Educação Superior de modo a melhor identificar as dificuldades enfrentadas por ambos os grupos de alunos no contexto acadêmico.

Keywords : Educação superior; Percurso; Egresso; ProUni.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )