SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número95La Universidad Abierta de Brasil y la democratización de la educación superior públicaPrograma educativo especializado para capacitación e inclusión en el trabajo de personas con discapacidad intelectual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

FELICETTI, Vera Lucia  y  CABRERA, Alberto F.. Percurso na educação superior: o ProUni em foco. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.95, pp.308-329.  Epub 23-Ene-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501056.

O percurso na Educação Superior e o Programa Universidade para Todos (ProUni) correspondem a temática deste artigo. A questão de pesquisa foi: Em que medida alguns fatores experienciados durante a universidade foram dificuldades no percurso acadêmico entre egressos ProUni e não ProUni? A abordagem foi quantitativa com objetivo explicativo. Foi usada estatística descritiva e de inferência na análise dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram 197 egressos da Educação Superior de uma Instituição Comunitária do Sul do Brasil que ingressaram em 2005, dos quais 57 eram bolsistas ProUni e 140 não bolsistas ProUni. Os resultados indicam que o maior percentual de egressos que trabalharam durante a graduação foi de não bolsistas. O T-test foi realizado após a criação das escalas para os fatores externos (p = 0,19) e internos (p = 0,66), indicando que em ambos os fatores não houve diferença estatisticamente significativa entre ter sido bolsista ProUni ou não e as dificuldades apresentadas no percurso acadêmico. Os resultados sinalizam a necessidade de estudos envolvendo o conjunto de egressos da Educação Superior de modo a melhor identificar as dificuldades enfrentadas por ambos os grupos de alunos no contexto acadêmico.

Palabras clave : Educação superior; Percurso; Egresso; ProUni.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )