SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número95A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do Ensino Superior públicoPrograma educacional especializado para capacitação e inclusão no trabalho de pessoas com deficiência intelectualInclusion of people with intellectual disabilities in laboral activities: a work customization program índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

FELICETTI, Vera Lucia  e  CABRERA, Alberto F.. Percurso na educação superior: o ProUni em foco. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.95, pp.308-329.  Epub 23-Jan-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501056.

O percurso na Educação Superior e o Programa Universidade para Todos (ProUni) correspondem a temática deste artigo. A questão de pesquisa foi: Em que medida alguns fatores experienciados durante a universidade foram dificuldades no percurso acadêmico entre egressos ProUni e não ProUni? A abordagem foi quantitativa com objetivo explicativo. Foi usada estatística descritiva e de inferência na análise dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram 197 egressos da Educação Superior de uma Instituição Comunitária do Sul do Brasil que ingressaram em 2005, dos quais 57 eram bolsistas ProUni e 140 não bolsistas ProUni. Os resultados indicam que o maior percentual de egressos que trabalharam durante a graduação foi de não bolsistas. O T-test foi realizado após a criação das escalas para os fatores externos (p = 0,19) e internos (p = 0,66), indicando que em ambos os fatores não houve diferença estatisticamente significativa entre ter sido bolsista ProUni ou não e as dificuldades apresentadas no percurso acadêmico. Os resultados sinalizam a necessidade de estudos envolvendo o conjunto de egressos da Educação Superior de modo a melhor identificar as dificuldades enfrentadas por ambos os grupos de alunos no contexto acadêmico.

Palavras-chave : Educação superior; Percurso; Egresso; ProUni.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )