SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número95Programa educacional especializado para capacitação e inclusão no trabalho de pessoas com deficiência intelectualInclusion of people with intellectual disabilities in laboral activities: a work customization programPrograma Um Computador por Aluno: o acesso às tecnologias digitais como estratégia para a redução das desigualdades sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

FIGUEIREDO, Natália Gomes da Silva  e  SALLES, Denise Medeiros Ribeiro. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.95, pp.356-392.  Epub 23-Jan-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500397.

Esta pesquisa teve por objetivo analisar as causas de evasão no primeiro período de um curso técnico do Cefet/RJ, unidade Petrópolis. Buscou não apenas identificar os fatores diretamente sinalizados pelos ex-alunos como causas do abandono, mas compreender as relações entre os diversos elementos presentes em seus discursos. A investigação, que envolveu pesquisa documental e de campo, assumiu a forma de um estudo de caso. No que diz respeito à abordagem, o estudo foi do tipo qualitativo e empregou a estratégia da análise de conteúdo para o tratamento do material, coletado por intermédio de entrevistas semiabertas. Os resultados da pesquisa apontaram causas de evasão relacionadas às seguintes categorias: lacunas na escolha do curso; fatores escolares; dificuldades pessoais; influência de amigos; oportunidades e desinteresse institucional e/ou governamental.

Palavras-chave : Educação profissional; Curso técnico; Evasão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )