SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número95Educación Profesional y absentismo escolar en contexto: razones y reflexionesAprendizaje y jornada integral: entre la eficacia y el deseo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo  y  PEIXOTO, Joana. Programa Um Computador por Aluno: o acesso às tecnologias digitais como estratégia para a redução das desigualdades sociais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.95, pp.393-413.  Epub 22-Feb-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501155.

O presente artigo se origina de pesquisa que abordou o Programa Um Computador por Aluno (Prouca), compreendido como política pública para a inclusão digital via ambiente escolar que está alinhada a diretrizes econômicas internacionais de ordem neoliberal. Com base em documentos e entrevistas com 55 profissionais das nove escolas goianas contempladas com o Programa, observamos que o Prouca renova a utopia técnica de que a sociedade evolui qualitativamente com a aquisição de tecnologias de informação e de comunicação. Queremos demonstrar que os identificados problemas e deficiências na infraestrutura para a sua implantação, na gestão de seus processos e na formação dos professores não se constituem em aspectos pontuais, mas estruturantes deste Programa. Por esta razão, o seu mero reajuste ou adequação não são suficientes para equalizar as desigualdades sociais, conforme o propalado.

Palabras clave : Tecnologias e educação; Políticas públicas; Prouca; Inclusão excludente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )