SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número95Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexõesAprendizagens e tempo integral: entre a efetividade e o desejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo  e  PEIXOTO, Joana. Programa Um Computador por Aluno: o acesso às tecnologias digitais como estratégia para a redução das desigualdades sociais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.95, pp.393-413.  Epub 22-Fev-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501155.

O presente artigo se origina de pesquisa que abordou o Programa Um Computador por Aluno (Prouca), compreendido como política pública para a inclusão digital via ambiente escolar que está alinhada a diretrizes econômicas internacionais de ordem neoliberal. Com base em documentos e entrevistas com 55 profissionais das nove escolas goianas contempladas com o Programa, observamos que o Prouca renova a utopia técnica de que a sociedade evolui qualitativamente com a aquisição de tecnologias de informação e de comunicação. Queremos demonstrar que os identificados problemas e deficiências na infraestrutura para a sua implantação, na gestão de seus processos e na formação dos professores não se constituem em aspectos pontuais, mas estruturantes deste Programa. Por esta razão, o seu mero reajuste ou adequação não são suficientes para equalizar as desigualdades sociais, conforme o propalado.

Palavras-chave : Tecnologias e educação; Políticas públicas; Prouca; Inclusão excludente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )