SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue95Prouca: access to digital technologies as a strategy for the reduction of social inequalitiesEvaluation in natural science teaching, official documents, and academic literature: a theme with many open questions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes. Aprendizagens e tempo integral: entre a efetividade e o desejo. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.95, pp.414-439.  Epub Jan 23, 2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500483.

O artigo se insere no debate sobre a ampliação da jornada escolar no Brasil e apresenta resultados de um estudo cujo objetivo é compreender as relações que os(as) estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental estabelecem com o saber e com a escola, no contexto da Escola em Tempo Integral – ETI. O referencial teórico e metodológico são as contribuições de Bernard Charlot sobre a relação com o saber. O material empírico foi produzido por meio do “balanço de saber” (CHARLOT, 2009) e consistiu na elaboração de um texto sobre a experiência de cada sujeito na ETI. A análise concentrou-se nas aprendizagens evocadas pelos(as) estudantes no tempo integral e sobre o que gostariam de aprender no tempo a mais que permanecem na escola. As conclusões do estudo destacam o peso das aprendizagens intelectuais e escolares as quais os(as) estudantes valoram e atribuem diferentes sentidos. O peso dessas aprendizagens expõe tensões no tempo integral entre a racionalidade de matriz cartesiana e a corporeidade.

Keywords : Tempo Integral; Aprendizagens; Relação com o saber.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )