SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número95Programa Um Computador por Aluno: o acesso às tecnologias digitais como estratégia para a redução das desigualdades sociaisA avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica: uma temática com muitas questões em aberto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes. Aprendizagens e tempo integral: entre a efetividade e o desejo. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.95, pp.414-439.  Epub 23-Jan-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500483.

O artigo se insere no debate sobre a ampliação da jornada escolar no Brasil e apresenta resultados de um estudo cujo objetivo é compreender as relações que os(as) estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental estabelecem com o saber e com a escola, no contexto da Escola em Tempo Integral – ETI. O referencial teórico e metodológico são as contribuições de Bernard Charlot sobre a relação com o saber. O material empírico foi produzido por meio do “balanço de saber” (CHARLOT, 2009) e consistiu na elaboração de um texto sobre a experiência de cada sujeito na ETI. A análise concentrou-se nas aprendizagens evocadas pelos(as) estudantes no tempo integral e sobre o que gostariam de aprender no tempo a mais que permanecem na escola. As conclusões do estudo destacam o peso das aprendizagens intelectuais e escolares as quais os(as) estudantes valoram e atribuem diferentes sentidos. O peso dessas aprendizagens expõe tensões no tempo integral entre a racionalidade de matriz cartesiana e a corporeidade.

Palavras-chave : Tempo Integral; Aprendizagens; Relação com o saber.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )