SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue95Evaluation in natural science teaching, official documents, and academic literature: a theme with many open questionsAnalysis of the determinants of educational efficiency of the state of Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

BOTIA, Antonio Bolívar; RODRIGUEZ, Katia Caballero  and  GARCIA-GARNICA, Marina. Avaliação multidimensional da liderança educacional: chaves para a melhoria da escola. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.95, pp.483-506.  Epub Jan 23, 2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500780.

Este trabalho apresenta, em primeiro lugar, a adaptação e validação ao espanhol do Vanderbilt Assessment of Leadership in Education (VAL-ED), um dos mais relevantes instrumentos para avaliar a liderança pedagógica da direção escolar. Em segundo lugar, apresentam-se os resultados obtidos para três das categorias do questionário, relacionadas com uma cultura de aprendizagem, qualidade do ensino e envolvimento da comunidade. Nossa investigação constatou os graves déficits que, no conjunto das três dimensões analisadas, por sua inter-relação, têm os centros de Secundária e a escassa capacidade e competências da direção escolar para configurar a escola como uma comunidade de aprendizagem centrada na aprendizagem dos alunos. Entre uma verdadeira conformidade com o status quo atual e os déficits detectados nestas dimensões se assinalam linhas de ação para a melhora escolar.

Keywords : Avaliação; Liderança pedagógica; Cultura de aprendizagem; Educação secundária; Validação; Questionário.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )