SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número95La evaluación en la Enseñanza de las Ciencias Naturales en los documentos oficiales y en la literatura académica: una temática con muchas preguntas abiertasEl análisis de los determinantes de la eficiencia educativa del estado de Ceará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

BOTIA, Antonio Bolívar; RODRIGUEZ, Katia Caballero  y  GARCIA-GARNICA, Marina. Avaliação multidimensional da liderança educacional: chaves para a melhoria da escola. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.95, pp.483-506.  Epub 23-Ene-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500780.

Este trabalho apresenta, em primeiro lugar, a adaptação e validação ao espanhol do Vanderbilt Assessment of Leadership in Education (VAL-ED), um dos mais relevantes instrumentos para avaliar a liderança pedagógica da direção escolar. Em segundo lugar, apresentam-se os resultados obtidos para três das categorias do questionário, relacionadas com uma cultura de aprendizagem, qualidade do ensino e envolvimento da comunidade. Nossa investigação constatou os graves déficits que, no conjunto das três dimensões analisadas, por sua inter-relação, têm os centros de Secundária e a escassa capacidade e competências da direção escolar para configurar a escola como uma comunidade de aprendizagem centrada na aprendizagem dos alunos. Entre uma verdadeira conformidade com o status quo atual e os déficits detectados nestas dimensões se assinalam linhas de ação para a melhora escolar.

Palabras clave : Avaliação; Liderança pedagógica; Cultura de aprendizagem; Educação secundária; Validação; Questionário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )