SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número95A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica: uma temática com muitas questões em abertoAnálise dos determinantes de eficiência educacional do estado do Ceará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BOTIA, Antonio Bolívar; RODRIGUEZ, Katia Caballero  e  GARCIA-GARNICA, Marina. Avaliação multidimensional da liderança educacional: chaves para a melhoria da escola. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.95, pp.483-506.  Epub 23-Jan-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500780.

Este trabalho apresenta, em primeiro lugar, a adaptação e validação ao espanhol do Vanderbilt Assessment of Leadership in Education (VAL-ED), um dos mais relevantes instrumentos para avaliar a liderança pedagógica da direção escolar. Em segundo lugar, apresentam-se os resultados obtidos para três das categorias do questionário, relacionadas com uma cultura de aprendizagem, qualidade do ensino e envolvimento da comunidade. Nossa investigação constatou os graves déficits que, no conjunto das três dimensões analisadas, por sua inter-relação, têm os centros de Secundária e a escassa capacidade e competências da direção escolar para configurar a escola como uma comunidade de aprendizagem centrada na aprendizagem dos alunos. Entre uma verdadeira conformidade com o status quo atual e os déficits detectados nestas dimensões se assinalam linhas de ação para a melhora escolar.

Palavras-chave : Avaliação; Liderança pedagógica; Cultura de aprendizagem; Educação secundária; Validação; Questionário.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )