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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CARDOSO, João Casqueira  e  MWOLO, Martha Peter. Avaliação das estratégias de educação sexual não formal para as meninas adolescentes: o caso da Tanzânia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.95, pp.527-547.  Epub 22-Fev-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501111.

Este artigo propõe uma visão crítica das estratégias educacionais não formais levadas a efeito sobretudo em Dar es Salaam, Tanzânia, por quatro organizações não governamentais, a fim de prover a educação em sexualidade junto de meninas de 12–16 anos e sublinhando o papel da sociedade civil em mudar o conservadorismo das escolas. O estudo revelou tendências de que tais comportamentos e fatos estão estreitamente relacionados à reprodução intencional ou não a relações de poder, significados sociais, códigos morais, estigmas e silêncio sobre a sexualidade e a saúde sexual das meninas adolescentes por parte de instituições-chave. Assim, os comportamentos sexuais delas são ocultados e ignorados. Como as escolas se recusam a desenvolver currículos para a vida, as ONGs ocupam seu lugar com a educação não formal.

Palavras-chave : Meninas adolescentes; Educação em sexualidade; Empoderamento feminino; Organizações Não Governamentais; Tanzânia.

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