SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número96Programas de formación continua de maestros de lectoescritura: conceptos y prácticasPercepciones de los maestros sobre la evaluación de la calidad docente en la Educación Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SANTIAGO, Mylene Cristina; SANTOS, Mônica Pereira dos  y  MELO, Sandra Cordeiro de. Inclusão em educação: processos de avaliação em questão. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.96, pp.632-651.  Epub 23-Ene-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500652.

Este trabalho discute os dados do Observatório Nacional da Educação Especial (Oneesp) no Estado do Rio de Janeiro (Oeerj) no que tange ao processo de avaliação e inclusão em educação. Através de entrevistas coletivas e da participação dos professores no ciclo de formação continuada, foram identificadas três diferentes questões: a primeira se trata do diagnóstico do aluno alvo do atendimento educacional especializado; a segunda se refere às políticas avaliativas de larga escala; e a última se trata das necessárias mudanças multidimensionais nas práticas avaliativas no cotidiano escolar. Indicamos que o processo avaliativo é um importante parâmetro para identificar se as propostas pedagógicas possibilitam condições de aprendizagem e participação para todos os estudantes.

Palabras clave : Formação de professores; Atendimento educacional especializado; Inclusão em práticas de avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )