SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número96Programas de formação continuada de professores alfabetizadores: concepções e práticasPercepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SANTIAGO, Mylene Cristina; SANTOS, Mônica Pereira dos  e  MELO, Sandra Cordeiro de. Inclusão em educação: processos de avaliação em questão. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.96, pp.632-651.  Epub 23-Jan-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500652.

Este trabalho discute os dados do Observatório Nacional da Educação Especial (Oneesp) no Estado do Rio de Janeiro (Oeerj) no que tange ao processo de avaliação e inclusão em educação. Através de entrevistas coletivas e da participação dos professores no ciclo de formação continuada, foram identificadas três diferentes questões: a primeira se trata do diagnóstico do aluno alvo do atendimento educacional especializado; a segunda se refere às políticas avaliativas de larga escala; e a última se trata das necessárias mudanças multidimensionais nas práticas avaliativas no cotidiano escolar. Indicamos que o processo avaliativo é um importante parâmetro para identificar se as propostas pedagógicas possibilitam condições de aprendizagem e participação para todos os estudantes.

Palavras-chave : Formação de professores; Atendimento educacional especializado; Inclusão em práticas de avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )