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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BISINOTO, Cynthia  e  ALMEIDA, Leandro S.. Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.96, pp.652-674.  Epub 22-Maio-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501176.

Na Educação Superior, a avaliação da qualidade do ensino docente pelos estudantes é amplamente utilizada, apesar das críticas frequentes à sua validade, procedimentos e utilização da informação recolhida. Dez professores de três universidades públicas portuguesas foram entrevistados, tendo-se procedido a uma análise temática exaustiva das mesmas. Os docentes consideram importante que os estudantes avaliem o ensino. Como aspectos positivos, assinalam a oportunidade de escuta aos estudantes e as contribuições daí decorrentes para aprimoramento das práticas pedagógicas. Contudo, as críticas e os aspectos negativos prevalecem, destacando a pouca validade dos inquéritos, a fraca representatividade dos estudantes que respondem ou a falta de uma política institucional de rentabilização da informação recolhida. Algumas implicações são retiradas perspectivando a avaliação e melhoria das práticas pedagógicas.

Palavras-chave : Ensino superior; Avaliação do ensino; Inquéritos pedagógicos.

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