SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue96Teacher’s perceptions about quality evaluation of teaching in Higher EducationEducation Council of the state of Rio de Janeiro: inheritances, legal landmarks and political limits of a state organ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

SANTOS, Sonia Regina Mendes dos; BUENO, Belmira Oliveira  and  FERREIRA, Diego. O Plano de Ações Articuladas e as políticas de formação de professores na Baixada Fluminense: tensões e acomodações. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.96, pp.675-700.  Epub May 08, 2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500829.

O trabalho analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) em quatro municípios da Baixada Fluminense focalizando dois programas de formação continuada, o Pró-letramento e o Gestar. Com base em relatórios do Plano e entrevistas com gestores, professores e outros agentes envolvidos, buscou-se identificar as formas de operacionalização adotadas na implementação desses programas e caracterizar a colaboração entre os municípios e o governo federal. Constatou-se a adoção de diferentes dinâmicas na implementação do Plano, decorrentes tanto das perspectivas de cada município a respeito da formação continuada como das dificuldades enfrentadas por cada gestão. A pouca margem de adaptação dos programas federais às condições locais e a impossibilidade de efetivo engajamento dos docentes nos programas apareceram como as principais limitações na implantação do PAR. Concluiu-se que uma efetividade dessa política dependerá do oferecimento de cursos de formatos, dinâmicas e tempos diversos para que os municípios possam ir ao encontro das necessidades de trabalho e formação de seus docentes.

Keywords : PAR; Baixada Fluminense; Formação continuada de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )