SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número96Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação SuperiorConselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro: heranças, marcos legais e limites políticos de um órgão do Estado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SANTOS, Sonia Regina Mendes dos; BUENO, Belmira Oliveira  e  FERREIRA, Diego. O Plano de Ações Articuladas e as políticas de formação de professores na Baixada Fluminense: tensões e acomodações. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.96, pp.675-700.  Epub 08-Maio-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500829.

O trabalho analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) em quatro municípios da Baixada Fluminense focalizando dois programas de formação continuada, o Pró-letramento e o Gestar. Com base em relatórios do Plano e entrevistas com gestores, professores e outros agentes envolvidos, buscou-se identificar as formas de operacionalização adotadas na implementação desses programas e caracterizar a colaboração entre os municípios e o governo federal. Constatou-se a adoção de diferentes dinâmicas na implementação do Plano, decorrentes tanto das perspectivas de cada município a respeito da formação continuada como das dificuldades enfrentadas por cada gestão. A pouca margem de adaptação dos programas federais às condições locais e a impossibilidade de efetivo engajamento dos docentes nos programas apareceram como as principais limitações na implantação do PAR. Concluiu-se que uma efetividade dessa política dependerá do oferecimento de cursos de formatos, dinâmicas e tempos diversos para que os municípios possam ir ao encontro das necessidades de trabalho e formação de seus docentes.

Palavras-chave : PAR; Baixada Fluminense; Formação continuada de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )