SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número96Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro: heranças, marcos legais e limites políticos de um órgão do EstadoA representação social da educação a distância sob o olhar dos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

GARCIA-BARRERA, Alba. Necessidades educativas especiais: um lastro conceitual para a educação inclusiva na Espanha. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.96, pp.721-742.  Epub 23-Jan-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500809.

Atualmente em Espanha, os professores recebem parca formação em atenção à diversidade e a licenciatura em Educação não tem a especialização que antes preparava os orientadores pedagógicos e cujo trabalho é essencial para o processo de inclusão educacional. Além disso, o conceito de Necessidades Educativas Especiais (NEE) parece ter-se tornado um obstáculo, tanto para os alunos, aos quais faz referência, como para os progressos que se têm vindo a fazer para responder à questão da diversidade. Com o objetivo de se conhecer a opinião do sector da educação a respeito destas duas questões, foi realizada uma pesquisa com 160 profissionais da área no ativo. Os resultados mostraram que os inquiridos consideram o papel dos orientadores pedagógicos um ponto-chave neste processo, mas detêm uma perspetiva redutora sobre a diversidade. Por conseguinte, a formação de professores e orientadores deveria ser reforçada no intuito de lidar com esta problemática e o conceito de NEE deveria ser alterado para precaver reducionismos.

Palavras-chave : Educação inclusiva; Necessidades especiais; Ensino especial; Orientação educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )