SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue96Special educational needs: a conceptual burden for inclusive education in SpainWill the invisible hand fix private higher education in Latin America? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

MARCHISOTTI, Gustavo Guimarães; OLIVEIRA, Fátima Bayma de  and  LUKOSEVICIUS, Alessandro Prudêncio. A representação social da educação a distância sob o olhar dos brasileiros. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.96, pp.743-769.  Epub May 08, 2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500860.

Este trabalho quali-quantitativo, exploratório e de campo baseia-se na análise dos dados obtidos, a partir da aplicação do teste de evocação de palavras, com um total de 100 respondentes, de forma a se construir a representação social da EaD sob o ponto de vista dos brasileiros. Adotou-se como técnica de tratamento de dados a técnica do “quadro de quatro casas” de Pierre Vergès. Fazendo-se uso de conceitos teóricos sobre EaD, a representação social da EaD será comparada a essa teoria, a fim de se validar conhecimento e identificar lacunas do saber. Identificou-se que a composição do núcleo central da representação social da EaD é composta pelas seguintes palavras: Flexibilidade, Facilidade, Praticidade, Disciplina, Tempo, Barato, Custo, Oportunidade, Internet e Comodidade. A principal conclusão é que, apesar da visão positiva sobre a EaD, algumas premissas precisam ser seguidas para que essa modalidade de educação seja efetiva: 1) necessidade de se mesclar a EaD com encontros presenciais; 2) necessidade dos cursos baseados na EaD possuir professores capacitados, que não abram mão da interação entre os alunos e entre o aluno e o próprio professor e 3) o material precisa ser adequado para essa modalidade de educação, assim como os meios de comunicação e tecnologias utilizadas.

Keywords : Ensino; Educação; EaD; Representação social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )