SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número96Necessidades educativas especiais: um lastro conceitual para a educação inclusiva na EspanhaA mão invisível e o ensino superior latinoamericano? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

MARCHISOTTI, Gustavo Guimarães; OLIVEIRA, Fátima Bayma de  e  LUKOSEVICIUS, Alessandro Prudêncio. A representação social da educação a distância sob o olhar dos brasileiros. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.96, pp.743-769.  Epub 08-Maio-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500860.

Este trabalho quali-quantitativo, exploratório e de campo baseia-se na análise dos dados obtidos, a partir da aplicação do teste de evocação de palavras, com um total de 100 respondentes, de forma a se construir a representação social da EaD sob o ponto de vista dos brasileiros. Adotou-se como técnica de tratamento de dados a técnica do “quadro de quatro casas” de Pierre Vergès. Fazendo-se uso de conceitos teóricos sobre EaD, a representação social da EaD será comparada a essa teoria, a fim de se validar conhecimento e identificar lacunas do saber. Identificou-se que a composição do núcleo central da representação social da EaD é composta pelas seguintes palavras: Flexibilidade, Facilidade, Praticidade, Disciplina, Tempo, Barato, Custo, Oportunidade, Internet e Comodidade. A principal conclusão é que, apesar da visão positiva sobre a EaD, algumas premissas precisam ser seguidas para que essa modalidade de educação seja efetiva: 1) necessidade de se mesclar a EaD com encontros presenciais; 2) necessidade dos cursos baseados na EaD possuir professores capacitados, que não abram mão da interação entre os alunos e entre o aluno e o próprio professor e 3) o material precisa ser adequado para essa modalidade de educação, assim como os meios de comunicação e tecnologias utilizadas.

Palavras-chave : Ensino; Educação; EaD; Representação social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )