SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número97La relación entre las directrices del Sistema de las Naciones Unidas (ONU) y las políticas de la educación inclusiva en BrasilFederalismo cooperativo y Plan de Acciones Articuladas (PAR) – Algunos enfoques teóricos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

MOREIRA, Laélia Portela  y  IULIANELLI, Jorge Atílio Silva. Formação docente e ensino de política educacional em instituições de educação superior do Rio de Janeiro. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.97, pp.854-873. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500857.

O ensino de política educacional a futuros educadores é um desafio exigente, conquanto as práticas docentes, embora influenciadas diretamente pelas políticas educativas, nem sempre são percebidas como orientadas pelas mesmas. A inclusão dessa disciplina na formação inicial de professores, para além de sua participação como executores permitiria seu envolvimento como cidadãos ativos em sua formulação e controle. A análise de ementas dessa disciplina permite observar como o duplo papel que se exige dos docentes é construído. O trabalho inicia-se com uma breve discussão sobre a constituição do campo da política educacional, com base no trabalho de alguns autores que têm se ocupado de definir o campo e seus objetos. Em seguida, procede-se à análise do conteúdo das ementas, bem como da bibliografia. As conclusões indicam que o papel da disciplina é mais informativo do que formativo.

Palabras clave : Política educacional; Formação docente; Ensino de política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )