SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número97Aprender a vivir, sin violencia: ¿qué funciona y qué no funciona?Políticas para maestros y calidad de la educación: una revisión de literatura e indicaciones de política índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

VARGAS, Jorge Luis Yangali. Cursos da educação peruana no século XXI: interculturalizar, descolonizar e subverter. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.97, pp.918-942.  Epub 23-Ene-2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500988.

Neste artigo abordamos o conceito da interculturalidade na educação. Começamos a fazê-lo a partir da análise de um dos produtos mais importantes produzidos desde que o sistema educativo peruano adotou a abordagem intercultural. A partir de uma perspectiva descolonizadora propomos três caminhos que devemos tomar, se queremos que a abordagem intercultural não seja exclusiva para a população indígena e se constitua num projeto emancipatório de todos os peruanos, a saber: curricularizar o conhecimento local; repensar o intercultural não apenas dos territórios étnicos e impor a aprendizagem de línguas nativas nas escolas não interculturais.

Palabras clave : Educação; Descolonialidade; Intercultural; Língua; Território.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )