SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número97Cursos da educação peruana no século XXI: interculturalizar, descolonizar e subverterLearning analytics na educação do século XXI: uma revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BAUER, Adriana; CASSETTARI, Nathalia  e  OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Políticas docentes e qualidade da educação: uma revisão da literatura e indicações de política. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.97, pp.943-970. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501010.

O presente artigo discute os aportes do debate acadêmico sobre quatro dimensões relacionadas às políticas docentes no Brasil: atratividade, formação, retenção e avaliação. A partir de revisão de trabalhos que tratam dessas dimensões, muitas vezes isoladamente, objetiva-se destacar os principais problemas a serem equacionados pelas políticas públicas direcionadas aos professores visando à melhoria da qualidade da educação. Para isso, o trabalho divide-se em seis partes: uma introdução, na qual se apresenta a importância da questão docente e os desafios que ela impõe às políticas públicas, e quatro seções, nas quais são analisadas a atratividade, a formação, a retenção e a avaliação de docentes, respectivamente. Ao final sintetizam-se os principais desafios colocados à superação dos problemas destacados.

Palavras-chave : Atratividade docente; Formação docente; Retenção de professores; Avaliação docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )