SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número97Políticas para maestros y calidad de la educación: una revisión de literatura e indicaciones de políticaÁfrica, Brasil y loscambios em ENEM: laLey no10.639/2003 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

CHIAPPE, Andres  y  RODRIGUEZ, Lilian Patricia. Learning analytics na educação do século XXI: uma revisão. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.97, pp.971-991. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501211.

Learning Analytics é um tema de crescente interesse entre a comunidade de pesquisa educacional. Como resultado de uma revisão sistemática da literatura, este artigo descreve a utilidade do Learning Analytics como um elemento-chave para apoiar uma educação apropriada do século XXI e para intervir na sua crise atual, na perspectiva de diferentes atores educacionais, tais como professores, alunos, diretores e famílias. A partir de um corpus de 1384 documentos, 100 deles foram eleitos e processados por meio de análise, leitura em profundidade e uma posterior fase de categorização. Os resultados mostraram que Learning Analytics fornece insumos importantes para uma tomada de decisão bem-informada de partes educacionais interessadas. Além disso, apesar de sua importância e do seu potencial educacional, a implementação atual do Learning Analytics não deve mais ser restrita a perfis altamente técnicos, mas aberta à comunidade acadêmica e à população em geral. Nesse sentido, propõe-se que as habilidades e os conhecimentos relacionados ao Learning Analytics sejam incluídos em uma versão atualizada da “alfabetização informacional do século XXI”.

Palabras clave : Learning analytic; Big data; MOOC; Feedback de aprendizagem; Qualidade educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )