SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número97África, Brasil e as transformações no ENEM: a Lei no 10.639/2003 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

PONCE, Branca Jurema et al. Sobre a melhoria da produção e da avaliação de periódicos científicos no Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.97, pp.1032-1044. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501032.

O documento que apresentamos é fruto da reflexão de Editores de Periódico Científicos ligados ao FEPAE Sudeste – Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação Sudeste – e expressa preocupações concretas sobre as condições materiais para a realização de seu trabalho, assim como, sobre os critérios de avaliação que vêm sendo utilizados para qualificar suas revistas. Orçamentos mais enxutos, o desmonte de estruturas universitárias que sustentavam muitas revistas acadêmicas e indexadores que cada vez mais complicam os procedimentos operacionais envolvidos na produção editorial, fragilizam as revistas nacionais. Falta de visibilidade sobre os processos de avaliação, ausência de diálogo sobre resultados e questões ligadas à periodicidade do QUALIS trazem uma insegurança para os autores que têm nos periódicos o veículo de divulgação de suas práticas e teorias. Queremos, assim, adensar a discussão com a comunidade científica e a Agência Reguladora Governamental, sobre os destinos que estarão reservados aos Periódicos Científicos brasileiros.

Palavras-chave : processo editorial; periódicos acadêmicos; avaliação; Qualis; CAPES.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )